Normas para submissão de resumos

38º Congresso Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia

Informações gerais 

  1. A data limite de submissão é: 14 de março de 2025;

  2. A data limite de alteração de conteúdo é: 30 de abril de 2025;

  3. Cada resumo deve conter um autor principal e no máximo 07 co-autores;

  4. O nome da Instituição e/ou dos autores não deverá estar presente no título e nem no resumo;

  5. A critério da comissão examinadora, poderão ser aceitos para apresentação trabalhos apresentados em outros eventos Regionais ou locais mas que nunca tenham sido apresentados no Congresso Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia. Dessa forma, se evita que um mesmo trabalho, com a mesma Casuística e Resultado seja apresentado novamente;

  6. Trabalhos sem resultados ou com resultados incompletos não serão aceitos;

  7. O autor principal deverá informar o nome do apresentador no momento da submissão. Caso haja mudança, deverá ser comunicada ao presidente da mesa no momento da apresentação;

  8. No momento da submissão, um dos autores deverá estar inscrito no congresso. Na apresentação de um trabalho aceito, o apresentador deverá estar inscrito;

  9. Antes da finalização da submissão o autor principal assinalará que concorda com todos os termos e condições propostos pela comissão de avaliação;

  10. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento;

  11. A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada no site e somente os autores responsáveis pela submissão serão notificados pelo e-mail cadastrado;

  12. O autor principal receberá com antecedência um aviso por e-mail para consultar no site a data, local e horário para apresentação;

  13. Todos os trabalhos aprovados e apresentados receberão certificados através do participante cadastrado que submeteu o trabalho no Haverá um único certificado por trabalho que deverá ser acessado e impresso pelo autor principal, por meio de login e senha no site do congresso até a data 30 de julho de 2025; OBS. Os certificados não serão enviados por e-mail.

  14. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais;

  15. Todos os resumos de trabalhos aceitos serão publicados no site do congresso;

  16. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 38º Congresso Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia e demais Sociedades Médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral;

  1. A comissão avaliadora irá selecionar os três melhores trabalhos apresentados nas categorias: temas livres, vídeos livres e pôsteres, que serão premiados;

  2. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão;

  3. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados;

     

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

No momento da submissão do resumo o autor deverá informar:

1.       Forma de apresentação do trabalho:

 

  • Tema Livre (apresentação oral)

  • Pôster

  • Vídeo Livre

Obs 1: Cabe à Comissão julgadora avaliar os resumos de trabalhos submetidos e caso identifique a necessidade, modificar a opção de apresentação do trabalho. Caso ocorra, os autores serão previamente comunicados.

Obs 2: Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de Pôster.

2.       Classificar o trabalho conforme o tipo de pesquisa ou método em uma das seguintes categorias:

 

  • Pesquisa básica

  • Estudo experimental animal

  • Estudo clínico randomizado

  • Estudo clínico não randomizado (excluídos os relatos de caso)

  • Estudos de Revisão (meta análise, revisão sistemática, revisão narrativa ou revisão simples)

  • Relatos de caso (somente pôster)

3.       Assinalar se o trabalho já foi apresentado em outro evento científico ou publicado em periódico.

 

Obs 1: Não submeter estudos com a mesma Casuística e Resultado apresentados previamente em Congressos Regionais de Coloproctologia.

4.       Escolher uma área de submissão dentre as descritas abaixo:

 

  • Doenças Anorretais Benignas

  • Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus.

  • Doenças Infecciosas

  • Doenças Inflamatórias Intestinais

  • Doenças Intestinais funcionais e Doença Diverticular dos cólons

  • Métodos complementares diagnóstico e terapêutica

  • Doenças do assoalho pélvico / Fisiologia Intestinal e Anorretocólica

  • Estudos Experimentais Animais em Coloproctologia

  • Ensino em Coloproctologia

  • Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

  • Miscelâneas

5.       Preencher os campos referentes ao corpo do resumo obedecendo as devidas regras:

 

Temas Livres e Vídeos Livres

 

O texto dos Trabalhos devem estar dispostos de acordo com o tipo de Pesquisa Científica:

  • Trabalhos Originais e Revisão da Literatura: Autores, e-mail do autor principal e Instituição, Título, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusão(ões)

  • Relatos de caso: Autores, e-mail do autor principal, Instituição, Título, Objetivo(s); Descrição do caso; Discussão e Conclusão(ões)

  • Vídeos Livres: Autores, e-mail do autor principal, Instituição, Título, Objetivo(s); Descrição da técnica ; Discussão e Conclusão(ões)

Obs 1: O link do vídeo não deve ser enviado na submissão de trabalho da modalidade vídeo.

–  O Resumo dos Trabalhos e Vídeos excluindo Autores, e-mail do autor principal, Instituição e Título, deverão ter no máximo 3000 caracteres (contando espaços).

Obs 1: Não colocar no texto do resumo gráficos, tabelas, imagens, fórmulas ou caracteres especiais.

Obs 2: Ao avaliar a aceitação de um trabalho, a comissão avaliadora não conhecerá os nomes dos autores ou instituição a que pertençam.

NORMAS    PARA     APRESENTAÇÃO     DOS     TRABALHOS APROVADOS

1.       Temas Livres e Vídeos Livres

 

  • Nas apresentações orais, o apresentador deve comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

  • Temas Livres deverão estar preparados sua apresentação utilizando dispositivos claros e concisos (PowerPoint)

  • Os vídeos deverão estar no formato AVI ou MP4, em HD ou Full

  • O tempo de apresentação será de 7 (sete)

  • Serão reservados 3 (três) minutos para discussão após a apresentação.

  • O tempo máximo de apresentação de 10 minutos é Improrrogável.

Obs  1:  A  ultrapassagem  do  tempo  pode  resultar  em  desclassificação  das apresentações na Concorrência de Prêmios

2.       Pôsteres

 

  • O pôster será apresentado de forma eletrônica em TVs 40”, agrupadas por área, disponíveis para avaliação.

  • A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estabelecido no programa científico do

  • O apresentador receberá um template com as dimensões corretas para a inserção do trabalho. Não é permitido a utilização ou alteração do formato do template. O arquivo do pôster deverá ser enviado via sistema seguindo especificações enviadas posteriormente.

  • Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso.

  • Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam argüidos sobre o seu trabalho.

Se necessário informação adicional contate a Secretaria Executiva do Evento, em horário comercial: de segunda à sexta-feira, das 8h – 12h e das 13h30 – 17:30h.

Fone: (85) 99210.2021

Email: contato@alaseventos.com.br

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